top of page

Nossa História

Um dos mais renomados enólogos brasileiros, Antônio Agostinho Czarnobay fez do vinho sua paixão e profissão há mais de 40 anos.

A Bodega Czarnobay é um projeto realizado junto do também Enólogo Mário Lucas Ieggli, que dedica-se a criação de poucos rótulos de qualidade ímpar a partir de seus vinhedos em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste. Elabora seus vinhos no estilo Velho Mundo, dando ênfase à elegância e longevidade.

O ano de 2012 marcou o início da comercialização dos vinhos da Bodega Czarnobay com o lançamento do espumante Pedregais Brut e o vinho Alto das Figueiras Merlot. As linhas são referentes aos distritos da região, assim como Monte Castelo. Na safra seguinte a Touriga Nacional vem a unir-se a linha Alto das Figueiras.

Depois de alguns anos foi lançado o AAC Corte N°1, cujas iniciais fazem referência ao fundador, um assemblage de variedades de uvas e safras.

Nossos brancos Monte Castelo Viognier e Monte Castelo Sauvignon Blanc completam nossa produção limitada de pouco mais de 15 mil garrafas entre Espumantes e Vinhos por ano.

Terroir 

Serra do Sudeste

Nosso terroir, localizado a 160 quilômetros de Porto Alegre, no município de Encruzilhada do Sul, é hoje um dos principais polos da viticultura brasileira, com altitude que varia de 400 a 500 metros acima do nível do mar.

A região apresenta solos arenosos, originários de rochas graníticas, com baixa retenção de umidade, temperatura anual média de 17 °C, com dias quentes e secos e noites frias.

De setembro a março tem-se mais de 1500 horas de insolação. Ou seja, superior ao mínimo de 1250 horas necessárias para o cultivo de videiras, o que resulta em uvas com alta concentração de açúcares, compostos aromáticos, taninos e antocianinas (matéria corante) e acidez média.

 

Os vinhos tintos destacam-se pelo excelente potencial de envelhecimento, enquanto os brancos e espumantes apresentam grande frescor e equilíbrio gustativo.

bottom of page